Apresentação

Em sua terceira edição, o Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente realizará o Fórum Internacional de Gestão Acreditada para Serviços de Saúde, desenvolvido pela Comissão Organizadora, formada pelas médicas Liane Cavalcante (AM) e Denise Nunes (AM), além do farmacêutico Paulo Oliveira (SP).

Além de trabalhar a segurança do paciente, o fórum reunirá um grupo de grandes líderes e executivos no âmbito nacional e internacional para tratar das novas estratégias para a saúde e discutir temas como Saúde 4.0, Transformação Digital, LGPD, Gestão Estratégica, Valor em Saúde, Governança Corporativa, Governança Clínica e Excelência

Operacional. Todas questões fundamentais para a transformação da saúde e desenvolvimento de um sistema sustentável.

Com um novo formato de programação, o evento promoverá maior interação e atividades práticas que fortalecerão o aprendizado de conteúdos voltados para a Gestão da Qualidade, Gestão de Riscos, Segurança do Paciente e Experiência do Paciente.

Vale ressaltar ainda a participação de quatro grandes nomes internacionais e a abertura de uma conexão direta com EUA, Ásia e Europa para a compreensão de como estão as buscas pela excelência dos serviços de saúde em ambientes diferentes.

O Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente também abrirá espaço para submissão e apresentação de trabalhos e experiências exitosas.

Público-alvo

Com o novo formato, o evento abrange um público de diretores executivos, diretores financeiros e diretores médicos, que discutirão com os especialistas a busca pela sustentabilidade e qualidade dos serviços de saúde público e privado.

Além disso, inclui gestores de qualidade, chefes de núcleo de segurança do paciente, gestores e equipe multidisciplinar de áreas assistenciais e administrativas, pesquisadores e acadêmicos.

Também inclui profissionais da saúde, gestores e líderes hospitalares, profisionais de direito, equipe multiprofissional e acadêmicos.

Temas:

  • Sustentabilidade e Gestão Estratégica
  • Governança Corporativa
  • Governança Clínica
  • Gestão de Excelência para Serviços Públicos de Saúde
  • O Fator Humano na Eficiência Operacional e Assistencial
  • Complexidade da Cadeia de Valor em Saúde
  • Segurança do Paciente
  • Experiência do Paciente
  • A Imperícia das Fake Views que comprometem os modelos de qualidade
  • Gestão do Risco Jurídico para Serviços de Saúde

Este ano o programa do Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente está organizado por “Trilhas de Conhecimento”. Dessa forma, o participante tem a oportunidade de planejar seu “percurso” nos temas das palestras, talk-shows, debates, reflexões e workshops de seu maior interesse.

Para nós, a oportunidade de “trilhar” um evento científico é manter-se focado em modelos a serem seguidos e a percorrer assuntos que deixam “rastros ou pegadas” na nossa vida profissional – aqueles assuntos que aprofundam a nossa reflexão e que agregam valor ao conhecimento que buscamos quando participamos de um evento dessa importância.

O Simpósio proporcionará ampla discussão aos executivos da saúde, empresários, gestores de organizações públicas e privadas que querem entender melhor como o mercado nacional e internacional está se comportando com a mudança dos modelos de remuneração, aumento da expectativa de vida e o “Tsunami tecnológico”.

Esse é o propósito dos temas sugeridos na programação destes dois dias em Manaus.

1. Trilha da Gestão Estratégica: destinada a Alta Liderança, executivos da saúde de organizações públicas e privadas que discutirão temas de impacto.

2. Trilha do Desdobramento da Estratégia Assistencial: destinadas aos gestores setoriais que buscam eficiência e segurança.

3. Trilha da Qualidade: destinada à toda equipe multidisciplinar que querem se aprofundar no modelo de gestão da qualidade e melhoria contínua.

4. Trilha da Acreditação como Valor em Saúde: destinada ao público geral executivos, gestores e público em geral que querem entender melhor o propósito de uma gestão acreditada.

Durante as duas manhãs teremos uma conferência magna, debates e interações com os participantes que desdobram o tema central do Simpósio e do Fórum Internacional de Gestão Acreditada. Já no período da tarde, teremos salas que seguirão às trilhas de conhecimento.