Apresentação

É uma enorme satisfação para Qualipaciente AM, promovedora das edições do SIMPÓSIO NORTE DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE, trazer para Manaus e região cursos voltados para o desenvolvimento de competências e para a formação em gestão, nos eixos de qualidade e segurança em Saúde.


Os cursos são abertos a todos os profissionais e ofertados de forma PRESENCIAL ou ON-LINE (de forma síncrona e por meio de videoconferências) e são organizados por módulos, proporcionando a obtenção de mais de um certificado por participante.


Os temas abordados buscam aperfeiçoar as competências dos participantes com o objetivo de melhorar a produtividade, otimizar recursos, reduzir custos, racionalizar os processos e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, pacientes e usuários. Os participantes desenvolverão habilidades para identificar carências, deficiências e potencialidades, assim como planejar ações visando maior eficiência na gestão da Saúde.


Não fique fora dessa!

Público-alvo

Profissionais da Saúde (enfermeiros, biomédicos, administradores, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos etc.) ou de outras áreas (engenheiros, arquitetos, advogados etc.), gestores ou lideranças intermediárias, pessoal técnico ou administrativo que buscam novos conhecimentos e atuam ou pretendem atuar em gestão.

Módulos:

  • Gestão por processos
  • Ferramentas da qualidade para análise e solução de problemas
  • Auditorias internas de processos
  • Gestão por indicadores para a melhoria do desempenho em saúde
  • Experiência do paciente
  • Gerenciamento de protocolos assistenciais para a melhoria da qualidade e segurança do atendimento

Curso 1 em julhoGESTÃO POR PROCESSOS.

• Objetivo: Capacitar os participantes para obterem uma análise mais acurada das interações dos processos institucionais, por meio da compreensão e segmentação dos fluxos de trabalho e definição de indicadores de desempenho para a tomada de decisões e execução de ações.

• Conteúdo: Conceitos e definições, visão geral sobre processos e gestão por processos, identificação e mapeamento de processos e suas interações, indicadores de desempenho do processo e exercícios práticos.

Curso 2 em agostoFERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

• Objetivo: Capacitar os participantes a utilizar as principais ferramentas da qualidade no dia a dia das instituições de saúde, para a identificação e busca da eliminação de desperdícios e não conformidades.​

• Conteúdo: Conceitos e definições, Ciclo PDCA, Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), ferramentas da qualidade (Brainstorming, 5 porquês, Folha de Verificação, Gráfico de Pareto, Estratificação, Diagrama de Causa e Efeito, 5W3H, Fluxograma e outras) e exercícios práticos.

Curso 3 em setembro: AUDITORIA INTERNA DE PROCESSOS.

• Objetivo: Capacitar os participantes para atuar como auditor interno do sistema de gestão da qualidade e segurança em Saúde e entender os critérios técnicos para a auditoria interna de processos assistenciais e de apoio administrativo e infraestrutura.

• Conteúdo: Conceitos e definições; preparação, planejamento, execução e atividades pós-auditoria, incluindo: princípios de auditoria gestão de um programa de auditoria, lista de verificação e planejamento da auditoria; coleta de evidências epreenchimento dos registros da auditoria; acompanhamento pós-auditoria; aspectoscomportamentais das auditorias; e exercícios práticos.

Curso 4 em outubro: GESTÃO POR INDICADORES PARA MELHORIA DO DESEMPENHO EM SAÚDE.

• Objetivo: Capacitar os participantes para desenvolver uma visão crítica a respeito dos indicadores qualitativos e quantitativos de desempenho organizacional e de seus processos, visando aumentar a probabilidade de alcance das metas e a melhoria de performance.​

• Conteúdo: Conceitos e definições; a importância de ter um sistema de indicadores de desempenho; seleção de um bom indicador; metodologia para análise crítica do desempenho; e exercícios práticos.

Curso 5 em novembro: EXPERIÊNCIA DO PACIENTE.

• Objetivo: Propiciar aos participantes a fundamentação teórica e prática sobre os principais conceitos de “experiência do paciente” e “cuidado centrado no paciente”, a fim de que possam implementar as melhores práticas em suas organizações.

• Conteúdo: Conceitos e definições; excelência no atendimento; experiência do paciente e cuidado centrado no paciente; literacia em saúde; mapa da empatia; dicas para melhorar a experiência do paciente e os processos; e exercícios práticos.

Curso 6 em dezembroGERENCIAMENTO DE PROTOCOLOS ASSISTENCIAIS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO ATENDIMENTO. 

• Objetivo: Capacitar os participantes para seleção, elaboração e implantação de protocolos clínicos multiprofissionais, fundamentados em diretrizes e evidências científicas, com ênfase na melhoria contínua da assistência prestada aos pacientes. 

• Conteúdo: Conceitos e definições; critérios e boas práticas para selecionar, criar e implementar protocolos clínicos multiprofissionais; auditoria clínica para acompanhamento da adesão e efetividade dos protocolos assistenciais; protocolos básicos de segurança do paciente; e exercícios práticos.